quarta-feira, 25 de junho de 2014

MARIALVA - Quadra Poliesportiva Coberta da Escola Dr. Milton foi inaugurada com grande festa

Os mais de 400 alunos da Escola Municipal Dr. Milton Tavares Paes – Educação Infantil e Ensino Fundamental receberam oficialmente uma Quadra Poliesportiva Coberta. A entrega foi feita peloGoverno Municipal de Marialva, através das Secretarias de Educação e Esportes e Lazer, na sexta-feira, 13 de junho. Com sol ou chuva, eles terão a garantia de atividades esportivas o ano todo. Além da cobertura, a quadra, com 994,8 metros quadrados, conta com sinalização de piso, palco, pintura e iluminação, o que garante o seu uso à noite pela comunidade.

A obra foi construída por meio de parceria com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, com a contrapartida do município. Por meio da Lei Municipal n° 1.877/2014, a quadra recebeu o nome da pioneira de Marialva, saudosa Maria Franzini Bornia.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Edgar Silvestre-Deca; primeira-dama e secretária de Assistência Social, Maria Angela Martins Molina Silvestre-Mari; vice-prefeita Antonieta Belinatti Perez; deputados estaduais Enio Verri e Dr. Batista; vereadores Valdemir Abílio de Brito (Miro do Cartório), Marcos Fragal, Rosângela Aparecida Piovesan Rosa (Rosângela do Telê), Leonir Maria Garbúgio Belasque e Paulo Cezar da Silva (Paulinho da Prefeitura); secretária de educação, Maria Inez Benites Bria; professor Ideraldo Belini Ribeiro, representando o Núcleo Regional de Educação de Maringá; diretora e vice da Escola Dr. Milton, Alessandra Vanessa Storto Sigaki e Margarete Duarte; suplente de deputado estadual, Evandro Araújo; além dos familiares da homenageada Maria Franzini Bornia.

"A construção da quadra era algo muito esperado pela comunidade escolar. Agradeço o prefeito Deca que se preocupa com a qualidade do ensino e tem contribuído com todas as escolas da rede municipal", disse secretária de Educação, Maria Inez.

"É uma satisfação pra toda nossa família. Estamos emocionados e orgulhosos por essa linda homenagem. Minha mãe, onde estiver, certamente está contente com esse reconhecimento e em saber que o prefeito de Marialva está investindo nas crianças", afirmou Isaura Bornia Jacometto, filha da homenageada.

A prática desportiva objetiva um mundo melhor porque nos traz saúde, autoestima, espírito de equipe, entre outros atributos capazes de produzir transformações surpreendentes na vida das pessoas. Seguimos com nosso trabalho em prol de uma Marialva cada vez melhor”, disse o prefeito Deca.

Após a inauguração oficial com o descerramento da placa, foi realizada a Festa Junina da Escola Dr. Milton, reunindo os funcionários, alunos, pais, familiares e convidados.

A homenageada

Maria Franzini Bornia nasceu em 24 de abril de 1909, em Santa Rita do Passa Quatro-SP. Filha de José Franzini e Santa Spurio. Casou-se com Fernando Bornia, o popular Nandão. Da união nasceram 06 filhos, pela ordem, Adelino Bornia e Leopércio Bornia (Léo) – já falecidos; Isaura Bornia Jacometto, Antonio Bornia (Nelo), Sérgio Paulo Bornia (Dudu), e José Bornia (Zezão) – já falecido.
O casal, que também viveu na cidade de Presidente Bernardes-SP, era muito pobre. Juntos vivenciaram extremas dificuldades. Chegaram à Marialva na década de 50, tornando-se pioneiros do nosso município.

Amava a todos com quem se relacionava. Tinha muito amor à família e sua maior felicidade era ver o amanhecer e poder rever os seus entes queridos. Dizia que viver valia a pena por isso. Pessoa bondosa, caridosa, o esteio, a base da família, a vovó Maria era excelente contadora de histórias. Sentava todos os dias em sua varanda, para comer biscoitos e contar lindas histórias para os seus netos e sobrinhos.

Maria foi a grande responsável pelo bom encaminhamento dos filhos. Foi a alavanca do progresso. Sempre frisava aos seus rebentos, que sem dedicação aos estudos, não alcançariam êxito na vida.

Dona Maria, como muitos a chamavam, foi zeladora do Grupo Escolar de Marialva, atual Escola Municipal Dr. Milton Tavares Paes - Educação Infantil e Ensino Fundamental. Sempre com grande esmero, dedicação, onde era querida por todos, dada a sua simplicidade e educação. Trabalhava com prazer, amava o que fazia, e aposentou-se nessa instituição.

Faleceu aos 70 anos no dia 05 de setembro de 1979, em decorrência de problemas cardíacos. Seu imenso coração, depois de abrigar tantas pessoas, recebeu o merecido descanso.

Seu nome ficará marcado na história da Escola Dr. Milton e consequentemente, do município de Marialva.

Mais informações: (44) 3232-8354.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário